Você sabia? Meliponicultura
- Anna Laura Mello
- 4 de set. de 2020
- 1 min de leitura



Meliponini caracteriza-se por abelhas sem ferrões e a Meliponicultura é a criação delas, visto que essa atividade pode ser desenvolvida por meliponicultores de todas as idades, como crianças e idosos. Podem ser criadas em áreas residenciais, já que as espécies não apresentam riscos de acidentes.
As colmeias são organizadas em Meliponários.
Grupo bastante diverso, ocorre em toda região tropical e subtropical, não é exclusiva do Brasil mas há 500 espécies conhecidas no mundo visto que, somente no Brasil se conhece mais de 240 dessas abelhas. Suas espécies são conhecidas por diferentes formas, tamanho e comportamentos.
Porque elas não tem ferrão? Elas perdem a capacidade de ferroar mesmo possuindo a estrutura do ferrão, pois desenvolveram novas estratégias de defesa ao longo da evolução como por exemplo a capacidade de morder.
Muitos criadores estão interessados em ter colmeias para cultivo no seu jardim, para consumo próprio e apenas para criar como se fosse “pets”.
O mel dessas abelhas apresentam um alto valor de mercado sendo comercializado cerca de 10x mais pelo mel convencional (abelha africanizada) devido a produção ser menor e difícil de encontrar no mercado. É um produto goumert com qualidades incríveis.
Cada uma tem seu aroma, seu cheiro, sua cor característica que muda de acordo com a espécie de abelha.
コメント