4 dicas de alimentação e manejo (gado de corte)
- Anna Laura Mello
- 7 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Em um rebanho, é imprescindível que haja ganho de peso dos bois e para que isso ocorra, deve-se fazer todo um planejamento para garantir uma boa produtividade dentro da propriedade.
Há fatores que devem ser levados em conta:
1 – Conhecer as exigências nutricionais do rebanho, visto que, o pasto é o alimento base dos bovinos e é necessário que o produtor conheça a sua propriedade e a região em que se encontra, afim de determinar se aquele pasto é favorável, abundante e se é necessário fazer alguma complementação, pois se há escassez nutricional na oferta do pasto, esses animais não obtêm um bom rendimento.
Não adianta fornecer uma dieta adequada, se não há o fornecimento de água suficiente para atender as necessidades do animal. Oferte água fresca e limpa, ou seja, de qualidade.
2 – Mesmo na criação em confinamento, o animal necessita do fornecimento das forragens e sua quantidade adequada, pois nela se encontra a fibra, que é imprescindível para o desenvolvimento do sistema digestório.
Fazer adubação e análises de solo para que este esteja em dia com seus nutrientes, onde irá refletir no crescimento e qualidade da forragem oferecida para o seu gado de corte.
3 – Durante alguns períodos, principalmente na seca, o pasto deixa de suprir alguns nutrientes que o animal necessite, sendo necessária uma suplementação do mesmo para que o animal não tenha comprometimento no seu peso.
Uma alternativa de suplementação de menor investimento nas épocas de seca é o sal mineral com ureia, que tem como objetivo a manutenção de peso dos animais no período.
4 – Para que seu rebanho tenha eficácia e gere ótimos resultados, é bom que se englobe genética, sanidade e nutrição.
Definir qual a raça adequada para aquele clima/ região, saber como anda o calendário de vacinação e vermifugação de todo rebanho, além de sempre monitorar os animais individualmente para acompanhar o desenvolvimento e mensurar se há ganho de peso ou não. Estratégias alimentares são fundamentais para garantir resultados satisfatórios para o produtor, pois se o animal não ganha peso, ocorre prejuízos!

Comments