Cuidados com o bezerro do nascimento ao desmame.
- Anna Laura Mello
- 25 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Antes de citar os cuidados com os bezerros, o produtor precisa preocupar com a saúde das matrizes e reprodutores do rebanho

, pois é a partir deles que as progênies garantirão um bom desenvolvimento.
Uma boa nutrição e saúde da mãe é fundamental para que assim ela consiga atender os aspectos nutricionais necessários, diminuindo o aborto entre as vacas. Além disso, garante um bom peso pós-parto, produzindo uma quantidade maior de leite que passará uma imunidade passiva para o bezerro.
Não menos importante, o touro necessita de cuidado especial e é necessário saber se é um animal saudável para assim passar para sua progênie todo seu desempenho.
Vamos lá! Ao nascimento do bezerro, é importante acompanhar de perto o parto e observar, caso possa vir a precisar de ajuda se necessário.
Um dos fatores para evitar o estresse animal principalmente pós-parto é não separar o bezerro da vaca.
Observar se a mãe possui habilidade materna, característica bastante importante para o bezerro pois ele precisa de sua primeira mamada (ingerir colostro) para receber todos anticorpos necessários, além de evitar a diarreia, que é uma das grandes causas de mortes nesses neonatos.
A cura de umbigo evita e controla infecções que se não cuidadas, podem ser eminentes para o animal, além dos cuidados com materiais utilizados e a higiene do local onde estes animais se encontram.
A nutrição é fundamental para o desenvolvimento dos bezerros. Sempre garantir que tenha água desde os primórdios de vida desses animais, lembrando de fornecer água bem tratada.
A fase de desma é uma etapa que pode causar grande estresse, devido ao apartamento com a mãe lembrando sempre de manejar o animal corretamente e no tempo certo.
Sempre se atentar nos dados de nascimento dos animais e fazer um calendário de vacina.
Comments