Você sabe o que é o Proteinado ?
- Anna Laura Mello
- 2 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Primeiro, é necessário saber que nas propriedades é comum ofertar sal mineral aos animais de um rebanho durante o ano todo, ou seja, o sal branco acrescido de minerais (Cálcio, Potássio, Fósforo, etc) é necessário para suprir as deficiências nutricionais dos animais afim de conseguir o desempenho esperado.
Quando falamos do suplemento proteico mais conhecido como proteinado, estamos referindo ao sal mineral acrescentado de fontes de proteínas verdadeiras (farelo de soja, farelo de algodão, etc) e ureia. Além do proteinado comum, utiliza-se também o proteinado energético, sendo uma mistura múltipla do sal mineral, sal comum com fontes proteicas e que serão acrescidos alimentos energéticas como milho, sorgo, entre outros.
O proteinado é imprescindível na alimentação principalmente nas épocas de seca resultado de uma pastagem de baixo valor nutricional, visto que a proteína é o nutriente mais limitante e bastante essencial na alimentação animal.
Qual o objetivo desta suplementação? Observa-se melhora no desempenho animal além de promover grandes resultados na pecuária de leite e corte, aperfeiçoando o uso da pastagem disponível que intensificará a produção obtendo um aumento de ganho de peso, redução da idade de abate, aumento da taxa de concepção, etc.
Sempre importante orientar se as formulações estão corretas, pois devem apresentar um balanço preciso entre proteína verdadeira e ureia que vai permitir a melhor eficiência de síntese microbiana, ou seja, influencia diretamente na digestibilidade do animal. Vale ressaltar que ureia em excesso, pode apresentar alguns distúrbios sendo indispensável que haja de início uma adaptação para o animal e se caso não for feita, o risco pode ser eminente.
No entanto, é necessário saber as condições da pastagem estabelecida, pois assim garantirá um manejo correto, visto que, conhecendo as necessidades nutricionais de todo rebanho, permitirá uma oferta de suplementação adequada afim de obter desempenho e lucro na cadeia produtiva.
Fonte:
https://www.beefpoint.com.br/formas-de-suplementacao-e-classificacao-dos-suplementos-56214/
https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-leite/sal-proteinado-sal-mineral-quando-usar/
Comments