Mastite bovina
- Anna Laura Mello
- 22 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A Mastite bovina também conhecida como mamite é uma das principais doenças de rebanhos leiteiros, sendo uma inflamação da glândula mamária das vacas.
Quais são as causas da mastite bovina?
É uma doença causada por microrganismos, ambiente e passado entre as vacas, sendo possíveis erros de manejo que propiciam a contaminação da glândula mamária.
Os patógenos são classificados em:
Contagiosos: dissemina-se através de lesões no teto, úbere contaminados durante uma ordenha, sendo fonte de infecções para o rebanho.
Ambientais: são disseminados no solo, esterco, utensílios, água. Eles encontram condições adequadas no interior do úbere e provocam severos casos de mastite.
Pode ser realizado três testes para avaliação: *Teste da caneca de fundo preto; *Califórnia Mastite Teste (CMT); *Contagem de células somáticas (CCS).
E o tratamento? A mastite clínica deve ser sempre tratada, enquanto a mastite subclínica pode aguardar o período seco para o tratamento. OBS: (abordarei essas duas categorias no post seguinte.)
Antes de iniciar o tratamento, deve-se fazer isolamento e identificar qual agente envolvido. A utilização de antimicrobianos/ antibióticos deve ser feita corretamente, de acordo com a recomendação profissional onde este deve ser qualificado.
O diagnóstico deve ocorrer o mais rápido possível, visto que essa doença vai gerar queda na produção e qualidade do leite, descarte de vacas por perda de quarto(s) mamário(s) e, consequentemente, maior custo de produção.
Importante sempre fazer a prevenção para evitar a disseminação por todo rebanho, sendo considerado o Pré e Pós dipping uma fermenta eficaz e abordarei isso mais detalhadamente em outro post.
Gostou? Curta / compartilhe/ fique ligado para outros conteúdos relacionados.
https://tecnologianocampo.com.br/mastite-bovina/

Comments