Gordura inerte
- Anna Laura Mello
- 16 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A gordura inerte ou gordura protegida é uma fonte de energia para o animal constituída de ácidos graxos insaturados sendo envolvida por uma camada de proteína e age como se fosse uma capa protetora.
Porque usar? Os ruminantes ingerem 3% de gordura disponível na matéria seca das forragens e para suprir suas necessidades energéticas precisam de uma adequada ingestão de energia que é essencial á eles, sendo então inclusa na dieta.
Além de não prejudicar o consumo dos nutrientes, as gorduras protegidas não causam redução na digestibilidade dos mesmos, tendo também melhor aproveitamento pelo animal, já que sua absorção ocorre apenas a nível de abomaso.
O nível máximo de energia na alimentação animal é 6% sobre a matéria seca e passado disso começa afetar a degradação ruminal. Se houver contato direto com as gorduras insaturadas e micro-organismos presentes no rumem, ocorre um efeito tóxico.
Então, se degradada apenas ao nível do abomaso, torna-se possível o acréscimo de mais 3% nessa fonte energética sem ocorrer alterações do rumem animal.
*ATENÇÃO* - a aceitação dessas gorduras protegidas pelos animais depende muito das adaptações dos mesmos e um fator que interfere na ingestão de gordura protegida é a forma como é fornecida.
O custo desse produto é relativamente elevado mas pouco usado por ter um alto valor energético.
O conhecimento e uso correto da gordura protegida na dieta de ruminantes tem contribuído para ótimos resultados na produção e reprodução animal.
Fonte: https://www.bambui.ifmg.edu.br/jornada_cientifica/sct/trabalhos/Produ%C3%A7%C3%A3o%20Aliment%C3%ADcia/158-PT-7.pdf
Comments