Desafios da fase de creche dos suínos
- Anna Laura Mello
- 13 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Em todo o manejo de produção da suinocultura, a fase de creche é considerada uma das mais complexas onde pode gerar grandes dificuldades.
A desmama é uma etapa complicada e considerada o fator de maior estresse para os leitões pois é onde eles começam as fases de transição:
Alimentar – substituição do leite pela ração; necessita de grande atenção do produtor para focar em estratégias para a leitegada consumir o adequado para seu devido desenvolvimento e ficar atento nos primeiros dias pois ocorre alterações na morfologia e fisiologia desses animais, visto que, se não cuidada pode vir a causar uma série de acontecimentos negativos.
Transição de ambiência – importante promover um espaço que os leitões tenham bem-estar para boa adaptação alimentar afim de reduzir principalmente o estresse causado separação abrupta com a porca.
Para garantir um ótimo desempenho nesta fase, é viável que o manejo nutricional seja bem preparado, de preferência habituar os leitões já na maternidade afim de o animal logo reconhecer o alimento logo após o desmame e aos poucos promover uma dieta adequada e dinâmica de acordo com a necessidade e exigência deles.
É viável que se estabeleça lotes com uniformidades (sexo, idade, tamanho) afim de evitar competições devido a hierarquia, ambientes com boa ventilação, temperatura e umidade para manter a zona de conforto desses animais promovendo sanidade á eles. Todo esse conjunto garante uma ótima adaptação dos leitões.
O manejo correto dos suínos e seu bem-estar é fundamental desde o princípio, pois é na fase de creche que vai garantir um sucesso para as suas próximas categorias, ocorrendo um sucesso produtivo e reprodutivo.
Fonte : https://nutricaoesaudeanimal.com.br/desafios-creche-de-suinos/
Comments