Colostro e sua importância!!
- Anna Laura Mello
- 29 de set. de 2020
- 1 min de leitura
O colostro é a secreção da glândula mamária nas primeiras 24 horas após o parto.
Entre o primeiro e o terceiro dia após o parto, denomina-se leite de transição pois após este período apenas é que ele passa a ser chamado de "leite".
O colostro contém altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas, que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável e com passar das horas esses nutrientes vão ser diluídos.
A importância do colostro é fornecer anticorpos para o organismo do animal e o ideal é logo após o nascimento, visto que eles não possuem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças, então isso garantirá a sobrevivência até que ele mesmo passe a produzir (imunidade ativa), processo que só se inicia após cerca de um mês de vida.
O produtor deve sempre fornecer o primeiro colostro uma vez que a concentração de anticorpos se reduz conforme as ordenhas.
O fornecimento prolongado de colostro e/ou leite transição tem se mostrado benéfico. Apesar de não haver absorção após 24-36 horas do nascimento, ocorre uma proteção local contra agentes patogênicos, devido à presença de imunoglobulinas.

https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/importancia-do-fornecimento-do-colostro-16622n.aspx
Comments